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Calculando o combustível para voo

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Mensagem  Lucas Nonato Seg Out 24, 2011 7:55 pm

Determinando a TAS:
(na realidade a temperatura também é considerada pra determinar o TAS, mas aqui usaremos a variável 2% para calcular geralmente com uma precisão boa )

Suponha
300 KIAS
FL310

Multiplique a velocidade por 2%
300 x 0,02 = 6

Pegue este fator e multiplique pela altitude(cortando um zero):
6 x 31 = 186

Então some o resultado com a velocidade indicada:
186 + 300 = KTAS 486

Outro exemplo:
290 KIAS
FL330

290 x 0,02 = 5,8
5,8 x 33 = 191,4
191 + 290 = KTAS 481

A TAS sera usada para preencher o plano de vôo, e corresponde a velocidade real do avião sem a influência do vento. Se não tem vento, GS = TAS.
Para determinar com precisão o tempo de vôo há de se considerar a influência do vento, (que somado a TAS resultara na Ground Speed. ) Por exemplo, se minha TAS é 450, e tenho vento de cauda me empurrando com 10 nos, minha GS sera 460.

Essa velocidade GS- Ground Speed, seria a perfeita para calcular o tempo que levara em rota. Quanto o vento é de tráves o cálculo complica um pouco. Não vou aprofundar aqui nesse cálculo mas lembre que o Flight Simulator sempre te dá a GS no mapa do GPS.

Suponhamos aqui que não temos a informações do vento em rota ou que seja nulo e usamos a TAS para fazer os cálculos seguintes. Quando possível utilize a GS para estes cálculos e ter maior precisão.

Calculando milhas por minuto:
Essa é um conta muito simples - divida sua TAS por 60(minutos) para ter o resultado em milhas por minuto.

510 KTAS / 60 = 8,5 nm por minuto.
470 KTAS / 60 = 7,8 nm por minuto.

Calculando tempo em rota:
Com os dados anteriores em mãos fica fácil estimar o tempo em rota, basta dividir a distância total pelas milhas por minuto.


exemplo:
400 milhas
510 KTAS : 8,5 nm/min.

400 /8,5 = 47 minutos.

Não esqueça de adicionar pelo menos 10 minutos de tolerância para compensar a diferença na TAS na hora da subida, aproximação etc..

Calculando combustível necessário:
Sabendo o tempo estimado em rota ficou fácil calcular o combustível. Não esqueça de adicionar aí o tempo até o aeroporto de alternativa e mais 45 minutos extras.

Agora precisamos saber, através do manual qual a média de consumo (PPH - pounds per hour, libras por hora) do avião em cruzeiro. E então basta multiplicar pelo tempo de vôo.

Se ele consome 2000 PPH, sabemos que num vôo de 3 horas sera consumido 6000lbs.
Se consome 2200 PPH por motor, e o vôo tem 30 minutos, 2200 x 0,5= 1100 lbs por motor.

Some o tempo até o aeroporto de alternativa, os 45 minutos, adicione um tempo para possívei orbitas (20, 30 minutos, depende do tráfego e/ou METAR esperados.)
Some também o tempo previsto em operações de solo, sabendo que o consumo no solo é bem menor. (consulte o manual do avião.)

É importante saber o combustível utilizado para também estimar o peso na chegada e poder determinar a velocidade (Vref) para aproximação. (consulte documentação da aeronave)

Determinando ideal de descida:
É mais que importante você saber a hora de livrar o nível de cruzeiro e iniciar a descida para atingir seu destino na altitude correta.
Você pode estimar a distância, ou o tempo necessário para iniciar a descida.
Tempo:
Primeiro subtraia o nivel desejado do nivel atual;
Por exemplo estou no FL300 quero descer para o FL100, 300-100= 20.000pés que preciso descer.

Se eu desço a 2500 pés por minuto, 20.000 / 2500= 8 minutos, ou seja começarei a descer quando estimar cerca de 8 minutos até o ponto desejado.

Distância:
Existe um cálculo grosseiro mas que por incrível que pareça funciona relativamente bem pra calcular a distância do ideal de descida para jatos.

Multiplique por 3 o quanto precisa descer:
3 x 20.000= 60.000 : 60 milhas de distância

Basta cortar os zeros pra você ter a distância do fixo desejado a qual começara a descer, mantendo cerca de -2500 de razão e 250 KIAS.


É uma boa estar sempre de olho em todos os intrumentos e indicadores, acompanhando as mudanças e observando a performance durante todo vôo, assim cada vez mais se conhece e pega intimidade com o avião.

Espero que isso possa ajudar alguns, agradeço a quem puder sugerir melhoras, correções e outros cálculos úteis!
Planeje sempre seu vôo e esteja sempre com o pensamento 30 minutos a frente do seu avião!

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Mensagem  Andrés Robinson Qua Out 26, 2011 9:22 pm

ae cara uma so coisa tbm tem que lembrar dos 30min de combustivel de emergencia
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Mensagem  Lucas Nonato Qui Out 27, 2011 6:35 pm

Mais ai tem!
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Mensagem  Matt Rocha Qui Out 27, 2011 6:57 pm

Andrés Robinson escreveu:ae cara uma so coisa tbm tem que lembrar dos 30min de combustivel de emergencia


45 minutos Calculando o combustível para voo  474962946 Very Happy
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